Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de danos mecânicos imediatos e latentes em sementes de milho doce (Zea mays l.)

Processo: 06/57110-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Silvio Moure Cicero
Beneficiário:Francisco Guilhien Gomes Junior
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Raios X   Vigor

Resumo

O projeto objetiva avaliar o efeito de danos mecânicos imediatos e latentes sobre a qualidade de sementes de milho doce como também a eficiência da técnica de análise de imagens na identificação dos referidos danos. Os tratamentos serão definidos pela combinação entre sete classes de sementes, classificadas em peneiras com crivos de diferentes tamanhos e formas e quatro níveis de danos mecânicos, correspondendo a um, três, cinco e sete impactos consecutivos das1 sementes contra uma chapa metálica, mais a testemunha sem danos mecânicos. As sementes serão submetidas aos danos mecânicos ao serem lançadas contra uma chapa metálica tendo-se a distância e a pressão constante conhecidas. A pesquisa será realizada em dois anos consecutivos, com as sementes colhidas em cada ano. Assim, tanto no primeiro quanto no segundo ano o experimento será desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira visando à avaliação do efeito imediato dos danos mecânicos provocados às sementes e a segunda visando à avaliação de danos latentes após o armazenamento. Assim, na primeira etapa, após as sementes terem sido submetidas aos danos mecânicos, serão realizados testes de germinação e de vigor, além de análises radiográficas das sementes. Na segunda etapa, serão efetuadas as mesmas avaliações da primeira etapa, porém após o período de quatro meses de armazenamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO GUILHIEN GOMES JUNIOR; TATHIANA SILVA TIMÓTEO; NILCE NAOMI KOBORI; TÚLIO LOURENÇO PUPIM; BRUNA GAGLIARDI; TEREZA CRISTINA DE CARVALHO; MARIA HELOISA DUARTE DE MORAES; JOSÉ OTÁVIO MACHADO MENTEN; SILVIO MOURE CICERO. Incidência de patógenos e vigor de sementes de milho doce submetidas a danos mecânicos. Summa Phytopathologica, v. 35, n. 3, p. -, Set. 2009.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Francisco Guilhien Gomes. Injúrias mecânicas em sementes de milho doce. 2009. 129 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.