Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo in vivo do sistema de eletro-localização/comunicação do peixe Gymnotus carapo usando estímulos complexos e técnicas de análise de sistemas dinâmicos não-lineares e da teoria da informação

Processo: 06/02118-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica de Processos e Sistemas
Pesquisador responsável:Reynaldo Daniel Pinto
Beneficiário:Caroline Garcia Forlim
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria da informação

Resumo

Neste projeto pretendemos estudar o comportamento das descargas elétricas de peixes elétricos fracos Gymnotus carapo de maneira não invasiva. Estas descargas são produzidas pelos peixes para permitir a eletrolocalização de objetos (processo em que o peixe forma uma imagem elétrica de sua vizinhança de maneira similar como acontece com o sistema visual) e para a comunicação social entre animais.Iremos analisar os dados utilizando técnicas da Teoria de Sistemas Dinâmicos, como a reconstrução de atratores e cálculos de expoentes de Lyapunov para verificar a existência de processos não-lineares e também ferramentas da Teoria da Informação, como o cálculo da Informação Mútua Média entre dois sinais. Estudaremos a transmissão de informação entre dois peixes elétricos interagindo e também entre descargas aleatórias geradas artificialmente por computador e um peixe. Assim, poderemos estudar algumas das possíveis estratégias que o sistema sensorial do peixe utiliza para coletar as informações presentes no meio ambiente e alguns dos padrões que os animais usam para se comunicar.Iremos montar no Lab. de Fenômenos Não-Lineares do IFUSP (LFNL) o aparato experimental necessário para medir as séries temporais das descargas elétricas por tempos longos (~1h) para permitir resultados com boa estatística para a aplicação da Teoria da Informação.Todo o equipamento (amplificadores, tanques de medida, etc...) e programas para a aquisição de dados e controle de experimentos serão desenvolvido pela estudante no LFNL durante a execução deste projeto de mestrado que é relacionado ao Projeto Temático Dinâmica Não-Linear (FAPESP 03/03704-7) do qual o LFNL participa ativamente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FORLIM, Caroline Garcia. Estudo experimental da eletrocomunicação em peixes de campo elétrico fraco da espécie Gymnotus carapo - uma aplicação da Teoria da Informação. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.