Busca avançada
Ano de início
Entree

Nas trilhas da leitura: circulação e venda de romances em Fortaleza (1870-1899)

Processo: 06/02330-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras
Pesquisador responsável:Márcia Azevedo de Abreu
Beneficiário:Ozângela de Arruda Silva
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Romance   História da leitura   História da literatura

Resumo

O projeto Nas trilhas da leitura: circulação e venda de romances em Fortaleza (1870-1899) integra-se ao projeto temático Caminhos do romance no Brasil – séculos XVIII e XIX, financiado pela Fapesp (processo no 02/08710-2) e desenvolvido a partir da colaboração de duas docentes da área de Letras (Márcia Abreu – IEL/UNICAMP e Sandra Guardini T. Vasconcelos – FFLCH/USP), de dois docentes da área de História (Nelson Schapochnik – FE/USP e Luiz Carlos Villalta – FAFICH/UFMG) e de seus orientandos. O estudo aqui proposto pretende examinar a circulação e venda de romances em Fortaleza a partir da observação do comércio livreiro, examinando, sobretudo, as atividades desenvolvidas pelos livreiros Joaquim José de Oliveira e Gualter Rodrigues Silva. Procurando entender as atividades livrescas como uma forma de difusão dos livros e de abertura de possibilidade da leitura, a pesquisa destacará os seguintes aspectos: a) análise dos inventários dos livreiros, observando o balanço das livrarias e os títulos de prosa ficcional à venda no final do XIX b) verificação das listas de livros publicadas nos anúncios dos jornais cearenses visando identificar os romances em circulação nas décadas de 1870 a 1890 c) mapeamento dos autores e títulos de prosa ficcional que circularam em Fortaleza entre as décadas de 1870 a 1890.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ozângela de Arruda. Pelas rotas dos livros : circulação de romances e conexões comerciais em Fortaleza (1870-1891). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.