Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção e caracterização de filmes nanoestruturados de polianilina látex de borracha natural

Processo: 06/01954-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Jose Antonio Malmonge
Beneficiário:Cícero Rafael Cena da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Látex   Sensores   Borracha natural   Polímeros (materiais)   Polianilina

Resumo

Este projeto tem como objetivo a obtenção e caracterização de filmes finos nanoestruturados auto-montado de polianilina com látex de borracha obtido da seringueira e caracterizados utilizando as técnicas de espectroscopia UV-vis-NIR, FTIR, AFM e impedância elétrica. Os filmes serão obtidos utilizando a técnica de auto-montagem, alternando uma camada de polianilina e outra de látex em substrato de vidro. Será verificado sua potencialidade como sensor, em particular como sensor de paladar, analisando sua resposta em soluções de HCl, NaCl, Cafeína e de Sacarose. Nestes casos os filmes serão depositados em eletrodos digitalizados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CENA, C. R.; MALMONGE, L. F.; MALMONGE, J. A. Layer-by-layer thin films of polyaniline alternated with natural rubber and their potential application as a chemical sensor. JOURNAL OF POLYMER RESEARCH, v. 24, n. 1 DEC 27 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Cícero Rafael Cena da. Obtenção e caracterização de filmes nanoestruturados de polianilinalátex de borracha natural. 2008. 101 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.