Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de risco aplicada a campos de grandes dimensões

Processo: 06/01958-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 22 de maio de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Denis José Schiozer
Beneficiário:Guilherme Nascimento Rodrigues Teixeira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de risco

Resumo

A análise de risco é uma ferramenta importante no processo de tomada de decisões na indústria do petróleo devido às inúmeras incertezas geológicas, econômicas e tecnologias, entre outras. Essa ferramenta foi aplicada inicialmente na exploração de petróleo e depois no desenvolvimento de campos. Alguns estudos recentes têm mostrado que é importante utilizar a análise de risco também em campos em produção (maduros), pois mudanças nos cenários geológicos, econômicos ou tecnológicos podem demandar decisões importantes para o gerenciamento dos campos, principalmente marítimos grandes.Entretanto, as simulações de campos marítimos grandes resultam em tempo muito longos inviabilizando muitas vezes o processo. Por isso, muitas vezes a análise de risco não é aplicada resultando em decisões não adequadas.Este trabalho tem como objetivo determinar uma metodologia para tornar o processo viável, estudando diferentes maneiras de diminuir o esforço computacional baseado em algumas simplificações no processo. A metodologia que será desenvolvida será baseada em 2 itens importantes: (1) campos maduros têm menores incertezas devido à presença de um histórico de produção que possibilita a calibração do modelo e (2) as decisões são normalmente específicas para alguns locais dos campos.Um objetivo secundário deste trabalho será uma adaptação do estudo iniciado por Moura Filho (2005) sobre integração da análise de incertezas e ajuste de histórico de produção só que, neste caso, aplicada a campos maduros.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Guilherme Nascimento Rodrigues. Estudo da tecnologia de separação submarina gás-líquido através da modelagem integrada da produção. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.