Busca avançada
Ano de início
Entree

A acessibilidade em marilia - sp: impactos dos condominios horizontais e loteamentos fechados na estruturacao urbana.

Processo: 07/57257-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Encarnação Beltrão Sposito
Beneficiário:Érica Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades médias   Produção do espaço urbano

Resumo

Os moradores das cidades locomovem-se pelo espaço urbano para realizarem as mais diversas atividades e funções, bem como para adquirirem bens e serviços. No entanto, as possibilidades de deslocamento não se apresentam da mesma forma para todos, podendo ser favorecidas, ou não, pelo local de moradia em relação ao centro principal e também pelo poder aquisitivo, que define os meios pelos quais a circulação ocorrerá. O processo de (re)estruturação das cidades é dinâmico e envolve diferentes agentes que produzem e consomem o espaço urbano. Nos últimos anos, o surgimento de novas formas de assentamento, os loteamentos fechados e os condomínios horizontais, tem acentuado diferenças de mobilidade e acessibilidade, propiciando um alto grau de integração socioespacial para os que dispõem de transporte automotivo particular e um baixo grau de integração socioespacial para os que não dispõem dessas condições e encontram dificuldades de mobilidade no seu dia-a-dia. Em função desse quadro observa-se um acesso precário à cidade por parcela significativa da população. A análise dessas formas de produção do espaço urbano em cidades médias, onde mais recentemente podemos verificar a ocorrência dessas dinâmicas, é fundamental para se compreender as atuais configurações de sua morfologia urbana, marcada pela extensão e pela descontinuidade do tecido urbano e, também, sua estruturação, que pode ser, conforme as pesquisas indiquem, analisada a partir dos conceitos de segregação socioespacial e/ou de fragmentação urbana. Nesse contexto objetivamos, através da análise da interferência dessas formas de assentamento na mobilidade e na acessibilidade dos citadinos, oferecer alguns referenciais para entender a lógica que move o processo de produção, apropriação e consumo do espaço urbano em Marília. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Érica. Contribuição para o estudo da otimização da fermentação alcoólica operando em batelada-alimentada. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.