Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo morfo-anatomico e analise da expressao genica durante a reproducao vegetativa em bryophyllum tubiflorum e bryophyllum pinnatum (crassulaceae).

Processo: 06/57191-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Marcelo Carnier Dornelas
Beneficiário:Juliana Lacorte Cazoto
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular vegetal   Embriogênese somática   Hibridização in situ   Expressão gênica

Resumo

Espécies do gênero Bryophyllum pertencentes à família Crassulaceae, apresentam, na margem das folhas, a diferenciação de estruturas que se desprendem da planta e dão origem a novos indivíduos. Tais formações são chamadas de 'propágulos foliares', ou 'bulbilhos'. Entretanto, o estudo da morfologia e desenvolvimento de tais estruturas permitiu que alguns autores as considerassem como embriões somáticos, formados ectopicamente. A formação natural de embriões somáticos é um fenômeno morfogênico restrito a poucas espécies vegetais. Em Bryophyllum, entretanto, eles parecem fazer parte da ontogenia da folha. De fato, estudos morfológicos recentes classificam os propágulos foliares de B. pinnatum como sendo embriões somáticos. Buscando elucidar as questões do desenvolvimento desses 'propágulos foliares', o presente projeto pretende caracterizar morfologicamente essas estruturas em espécies do gênero Bryophyllum, nas diferentes fases de seu desenvolvimento, através de microscopia eletrônica de varredura e microscopia óptica. O projeto pretende ainda estudar a expressão gênica das células dos 'propágulos', na tentativa de entender quais processos genéticos controlam o seu desenvolvimento, bem como o nível de expressão de possíveis genes encontrados, através de técnicas de hibridização in situ. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAZOTO, Juliana Lacorte. Estudo morfo-anatomico e analise da expressão genica durante a reprodução vegetativa em Bryophyllum tubiflorum e Bryophyllum pinnatum (Crassulaceae). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.