Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise modal vibro-acústica

Processo: 05/03640-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:João Antonio Pereira
Beneficiário:Mauricio Ferreira Jardim
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Análise modal experimental

Resumo

Altos níveis de ruído estão presente no cotidiano das pessoas, logo se torna necessário o desenvolvimento de ferramentas de predição de níveis de ruído para que seja aplicada no desenvolvimento de projetos de estruturas submetidas tanto a excitação acústica bem como a excitação estrutural. A literatura mostra que o entendimento completo a respeito do acoplamento entre o problema acústico e o problema estrutural ainda esta em aberto. Sendo assim, a análise modal vibro-acústica torna-se uma ferramenta importante para o entendimento da natureza destes fenômenos. Este trabalho propõe estudar o comportamento do campo acústico no interior de cavidades, entender e avaliar as contribuições e interferência dos modos de vibração estrutural nos modos acústicos. Validar os resultados obtidos com métodos computacionais através da análise modal experimental vibro-acústico. A formulação teórica do problema vibro-acústico no presente trabalho é obtida utilizando o método dos elementos finitos. A metodologia utilizada consiste na compreensão do comportamento do campo sonoro em cavidades, de forma que o estudo será efeito através de um modelo de cabine extremamente simplificado construído através de caixa de PVC. A análise do desempenho da metodologia será feita considerando-se a qualidade dos resultados, ou seja, comparando os resultados obtidos com resultados fornecidos por técnicas convencionais O trabalho também prevê a apresentação e discussão do assunto em simpósios e congressos específicos da área, com o intuito de agregar conhecimento e aprimorar o desenvolvimento da técnica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JARDIM, Mauricio Ferreira. Análise teórica e experimental vibro-acústica utilizando a técnica de matrizes compactas. 2008. 110 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.