Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de dados de equilíbrio líquido líquido de sistemas óleo de farelo de arroz/ácido graxo/etanol/hexano

Processo: 06/01864-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Eduardo Augusto Caldas Batista
Beneficiário:Wagner Luiz Priamo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiesel   Etanol

Resumo

Óleos vegetais brutos são obtidos através da extração por solvente, por extração mecânica ou pela combinação de ambos os métodos. A extração com solvente possui algumas vantagens como a possibilidade de operar a temperaturas menores e ainda pode extrair componentes não glicerídicos desejáveis da semente. O hexano é geralmente utilizado para extrair óleo por lixiviação, mas este é altamente inflamável e suspeito de causar danos à saúde humana. Alguns estudos começam a investigar a mudança deste solvente. Óleos vegetais brutos consistem predominantemente de triacilgliceróis e ácidos graxos livres, mo e diacilgliceróis estão também presentes em menores níveis. O processo de refino dos óleos vegetais brutos envolve a dessolventização, degomagem, branqueamento, desacidificação e desodorização. Os óleos vegetais podem ser desacidificados por processos convencionais, como o refino químico e físico. O refino químico é aplicado para todos os óleos crus, entretanto proporcionar grandes perdas de óleo neutro. Para óleo de alta acidez, o refino físico é também uma possibilidade, mas pode causar alterações indesejáveis na cor e na estabilidade oxidativa. Uma alternativa é a desacidificação por extração líquido-líquido, um processo mais brando, ocorrendo à temperatura ambiente e pressão atmosférica, causando menores perda de óleo neutro. Biodiesel proveniente de óleos vegetais é uma fonte de energia renovável e está ganhando aceitação e mercado. Ele consiste de metil ou etil ésteres e se caracteriza como um combustível ecológico devido a sua composição qualitativa. A forma mais comum de se produzir biodiesel é através da transesterificação de triacilgliceróis com metanol ou etanol. A baixa solubilidade dos triacilgliceróis em álcoois aponta para a necessidade do uso de alguns outros solventes para proporcionar um sistema monofásico e melhorar a difusão dos reagentes. O conhecimento do comportamento de todos estes sistemas compostos por óleo vegetal bruto / solventes a diferentes temperaturas configura o principal tópico em operações de transferência de massa e misturas reacionais. Levando isto em consideração, este trabalho tem por objetivo determinar experimentalmente dados de equilíbrio líquido-líquido de sistemas compostos por óleo vegetal / ácido graxo / etanol / hexano.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRIAMO, Wagner Luiz. Determinação de dados de equilibrio liquido-liquido de sistemas oleo de farelo de arroz, acido graxo, etanol, hexano. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.