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O papel político pedagógico da educação infantil no enfrentamento da violência doméstica contra a criança

Processo: 06/53469-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Paula Soares da Silva
Beneficiário:Luciana Pereira de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/14075-5 - Significação e dialogia na perspectiva da rede de significações, AP.TEM
Assunto(s):Educação infantil   Creches   Violência doméstica   Violência contra o menor   Violência na família   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Creche | Educacao Infantil | Violencia Contra A Crianca | Violencia Domestica

Resumo

Apesar da criança ser considerada como cidadã no Brasil, várias pesquisas vêm apontando a existência de violência contra a infância, também no ambiente familiar. Neste sentido, e considerando sua finalidade de promoção do desenvolvimento integral da criança, cabe à Educação Infantil contribuir para o enfretamento desta violência. O presente projeto tem como objetivo investigar como profissionais de creche significam e lidam com a questão da violência doméstica contra a criança e compreender como esta problemática se apresenta no projeto político pedagógico da instituição. As instituições alvo da pesquisa serão duas creches de Ribeirão Preto/SP e os sujeitos serão funcionários das mesmas: o(a) diretor(a); um membro da equipe de serviços gerais; um professor(a) de cada turma de crianças. A metodologia de coleta e análise dos dados está ancorada nos pressupostos da Rede de Significações. Para a obtenção dos dados serão realizadas: visitas às instituições; entrevistas individuais com funcionários; levantamento junto aos projetos políticos pedagógicos das mesmas. Para a análise dos dados, serão realizadas leituras exaustivas dos materiais. A priori, propõe-se o tratamento da entrevista a partir de três grandes eixos temáticos: (1) sentidos sobre violência doméstica, relação creche-família e sistema de proteção à criança; (2) ações do profissional e da instituição nos casos em que foram ou não registrados violência doméstica; (3) papel do profissional e da instituição no enfrentamento da violência. Acredita-se que os conhecimentos produzidos poderão fomentar as discussões existentes relativas à relação família e creche e ao papel destas instituições na defesa dos direitos da infância e, particularmente, no enfrentamento da violência sofrida pela criança. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Luciana Pereira de. A educação infantil diante da violência doméstica contra a criança: compreendendo sentidos e práticas. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

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