Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de programa computacional para a otimização de risco estrutural

Processo: 06/02743-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:André Teófilo Beck
Beneficiário:Camila Cardozo Verzenhassi
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Processos estocásticos

Resumo

Neste projeto propõe-se o desenvolvimento de um programa computacional de alto nível para a otimização de risco estrutural. Por otimização do risco estrutural entende-se a determinação dos níveis de segurança, de manutenção e de controle ótimos para determinado sistema estrutural, a fim de maximizar o lucro obtido com a operação do mesmo. Esta determinação está baseada na quantificação (monetária) das conseqüências de falhas estruturais, bem como na avaliação da probabilidade de ocorrência destas falhas.A avaliação das probabilidades de falha estrutural será baseada na teoria de Confiabilidade Estrutural. Para tanto, o programa computacional para otimização de risco estrutural proposto será acoplado a um programa de análise de confiabilidade estrutural que está sendo desenvolvido no Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC / USP, em projeto de pesquisa aprovado pela FAPESP (projeto 2006/00154-4). O programa de otimização será implementado de forma genérica, de maneira que possa ser acoplado a diferentes módulos de análise estrutural, a fim de permitir a otimização de risco de diferentes sistemas estruturais.O programa será implementado em FORTRAN 95, utilizando modernas técnicas de orientação a objetos. Através destas espera-se desenvolver um programa de alto nível, bem arquitetado, de fácil manutenção, que possa ser facilmente compreendido por usuários e por alunos e pesquisadores que venham a contribuir para o seu desenvolvimento.Este projeto tem aplicação direta a vários problemas relacionados com o desenvolvimento tecnológico do Brasil. O programa computacional a ser desenvolvido será utilizado em futuros projetos de pesquisa, que contemplarão aplicações específicas a diferentes problemas estruturais. Como exemplos, pode-se citar a otimização de segurança de estruturas off-shore, de estruturas aero-espaciais, extensão da vida útil de infra-estrutura civil. Como parte do projeto de mestrado da candidata bolsista, será feito um estudo de otimização da segurança de torres de transmissão de energia elétrica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BECK, ANDRE T.; VERZENHASSI, CAMILA. C. Risk optimization of a steel frame communications tower subject to tornado winds. Latin American Journal of Solids and Structures, v. 5, n. 3, p. 187-203, SEP 2008. Citações Web of Science: 19.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VERZENHASSI, Camila Cardozo. Otimização de risco estrutural baseada em confiabilidade. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.