Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de enzimas digestivas exógenas em dietas para juvenis de cachara (Pseudoplatystoma fasciatum)

Processo: 06/04146-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Dalton José Carneiro
Beneficiário:Marcia Regina Stech
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Enzimas digestivas   Amilases   Fitases

Resumo

Este projeto de pesquisa foi elaborado para avaliar o desempenho das dietas para carnívoros, em particular a de juvenis de cachara (Pseudoplatystoma fasciatum), quando se utiliza as enzimas digestivas exógenas amilase e fitase. Para tanto serão realizados ensaios de digestibilidade de dietas contendo estas duas enzimas, em separado e conjuntamente e em diferentes níveis de inclusão. Este estudo mostrará qual a quantidade de enzima necessária a ser adicionada para que haja uma melhora efetiva sobre a digestibilidade, bem como se há uma interação entre elas. Os melhores níveis observados para a digestibilidade da proteína serão utilizados em um ensaio de desempenho com 90 dias de duração. Neste estudo os níveis de enzima para amilase, fitase e amilase mais fitase serão utilizados em dois tipos de ração com fontes de proteína diferentes, para se verificar o efeito delas quando se utiliza proteína de origem animal ou vegetal. Neste segundo experimento, os animais terão seu desempenho produtivo avaliado. Os peixes utilizados neste experimento também servirão para mostrar se houve alteração na produção endógena das enzimas digestivas, tanto por avaliação enzimológica quanto histológica; quais alterações serão observadas na carcaça dos animais, principalmente em relação à retenção de fósforo, cálcio e magnésio. Tais dados deverão fornecer importantes parâmetros para a compreensão dos resultados de desempenho e efeitos dessas enzimas sobre o organismo dos peixes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STECH, Marcia Regina. Enzimas exógenas na alimentação do cachara (Pseudoplatystoma reticulatum). 2009. 115 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.