Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento físico na expressão de proteínas que transportam Ca2+ e participam do sistema proteolítico dependente de Ca2+ na musculatura esquelética em modelo experimental de insuficiência cardíaca

Processo: 06/57836-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Patricia Chakur Brum
Beneficiário:Carlos Roberto Bueno Júnior
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/59740-7 - Exercício físico e controle autonômico na fisiopatologia cardiovascular, AP.TEM
Assunto(s):Expressão de proteínas   Insuficiência cardíaca

Resumo

A insuficiência cardíaca (IC) tem a intolerância aos esforços físicos como característica fundamental e prejuízos morfo-funcionais na musculatura esquelética (ME) contribuem decisivamente para essa intolerância. Na medida em que o modelo de IC que será utilizado nessa investigação apresentou danos morfo-funcionais na ME e o transiente de Ca2+ mostrou-se deteriorado em modelos de IC, o objetivo maior da presente investigação é avaliar a expressão de proteínas envolvidas no transiente de Ca2+ e a atividade de proteínas que participam da atrofia e da apoptose dependentes de Ca2+. Esse íon participa dos processos de contração e relaxamento e pode desencadear atrofia muscular e apoptose, maléficos a ME. Serão utilizados camundongos com 3 e 7 meses de idade controle C57BU6J e com deleção dos genes para os receptores alfa2A e alfa2C adrenérgicos, que aos 3 meses apresentam cardiomiopatia leve e aos 7 meses insuficiência grave com 50% de mortalidade. A ingestão alimentar e liquida será medida semanalmente e a tolerância à realização de esforço físico será avaliada em protocolo máximo em esteira rolante. Nos músculos sóleo, plantar e diafragma a expressão de proteínas envolvidas no transiente de Ca2+ (SERCA 1, SERCA 2, PLB, NCX, RR, Parvalbumina) será avaliada por meio de Western Blot e a atividade de proteínas do sistema proteolítico-apoptótico dependente de Ca2+ (calpaínas e caspase 3) por meio de Western Biot para proteínas fragmentadas que são seus substratos (alfall-spectrina, talina e calpastatina). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO, JR., C. R.; FERREIRA, J. C. B.; PEREIRA, M. G.; BACURAU, A. V. N.; BRUM, P. C. Aerobic exercise training improves skeletal muscle function and Ca2+ handling-related protein expression in sympathetic hyperactivity-induced heart failure. Journal of Applied Physiology, v. 109, n. 3, p. 702-709, SEP 2010. Citações Web of Science: 44.
CARLOS ROBERTO BUENO JÚNIOR; MARCELO GOMES PEREIRA. Biologia molecular como ferramenta no esporte de alto rendimento: possibilidades e perspectivas. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 31, n. 3, p. -, Maio 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.