Busca avançada
Ano de início
Entree

Discursos sobre a revolução mexicana e a legitimação do poder nos comunicados presidenciais de Lázaro Cárdenas (1934-1940)

Processo: 06/59163-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:José Alves de Freitas Neto
Beneficiário:Rafael Pavani da Silva
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):América Latina   México   Política e governo   Populismo   Revolução Mexicana

Resumo

Partindo dos comunicados oficiais do presidente Lázaro Cárdenas, esta pesquisa visa compreender quais foram as leituras da Revolução Mexicana produzidas pelo discurso cardenista e suas relações com as tentativas de legitimação do poder presidencial. Tendo em vista que os usos da Revolução constituíram um traço marcante dos discursos do general mexicano, o presente estudo propõe o entendimento das propostas políticas e das relações de poder no período (1934 - 1940) por meio dos usos do passado revolucionário, legitimador daquele presente. Ressalta-se, assim, o discurso como constituinte de uma prática essencial da política, produtor e produto de conflitos, portador de múltiplos significados que não podem ser dissociados de seus referenciais históricos. (AU)