Busca avançada
Ano de início
Entree

Extração de hemicelulose do bagaço de cana-de-açúcar para obtenção de pentoses e xilooligossacarídeos

Processo: 06/03564-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Adriane Maria Ferreira Milagres
Beneficiário:Michel Brienzo
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Bagaços   Cana-de-açúcar   Hidrólise

Resumo

Este projeto tem como objetivo a obtenção de xilooligossacarídeos (Xo), através de hidrólise química e enzimática, de bagaço de cana-de-açúcar. Em uma primeira etapa, a hemicelulose do bagaço será extraída com solução de NaOH 1M e posteriormente precipitada com etanol 95% v/v isolando-a da lignina solúvel. O material não hidrolisado (celulignina) será seco e guardado para análises posteriores. A hemicelulose será hidrolisada por enzimas de Aspergilus niger e Thermoascus aurantiacus, que serão produzidas em nosso laboratório, utilizando farelo de trigo como fonte de carbono em fermentação semi-sólida. Nesta etapa serão avaliadas a concentração de xilanases e a porcentagem de substrato que maximizem a produção de xilobiose (X2) e xilotriose (X3). A avaliação da reação em diferentes tempos permitirá um estudo sobre o comportamento da formação do tipo de Xo e xilose, e a conversão de Xo em xilose. Numa segunda etapa, será realizada uma auto-hidrólise do bagaço de cana em um reator de aço-inox de volume de 50 L, com sistema de agitação, onde serão avaliados os fatores: porcentagem de sólidos, tempo e temperatura na formação dos Xo. Os Xo obtidos serão separados em colunas de filtração em gel, utilizando um conjunto de três colunas em série, carregadas com gel Superdex 75, Superdex 75 (HR 10/30) e Superdex 200 (HR 10/30), respectivamente. As celuligninas obtidas após a auto-hidrólise do bagaço, assim como as obtidas na extração alcalina serão caracterizadas e submetidas à hidrólise por uma celulase comercial. Será avaliada a suscetibilidade desses substratos à ação de celulases, uma vez que cada um apresentará uma composição e relação celulose/lignina diferente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRIENZO, M.; SIQUEIRA, A. F.; MILAGRES, A. M. F. Search for optimum conditions of sugarcane bagasse hemicellulose extraction. Biochemical Engineering Journal, v. 46, n. 2, p. 199-204, Oct. 2009. Citações Web of Science: 80.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRIENZO, Michel. Extração da hemicelulose do bagaço de cana-de-açúcar para produção de xilo-oligossacarídeos. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de Lorena Lorena.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.