Busca avançada
Ano de início
Entree

Repórter cronista: o jornalismo literário na interface de João Antônio com Lima Barreto

Processo: 06/59126-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Marcelo Magalhães Bulhões
Beneficiário:Cláudio Rodrigues Coração
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Jornalismo literário   Crônica literária   Crônica jornalística   Reportagem

Resumo

O presente projeto pretende identificar a "herança" da produção das crônicas jornalísticas confeccionadas por Lima Barreto - em periódicos da mídia impressa no início do século XX - no jornalismo literário desenvolvido pelo escritor/jornalista João Antônio nos anos 70. Focalizando como referencial comparativo a produção dos textos da coluna Corpo-a-corpo, de João Antônio, no jornal carioca Última Hora (março a setembro de 1976), pretendemos discutir e identificar as convergências de gêneros na cultura midiática nos conteúdos jornalísticos e literários com a elucidação de narrativas híbridas (jornalismo e literatura), desenvolvidas por João Antônio em sua "apropriação" e "leitura" das crônicas de Lima Barreto. Assim, estudaremos o papel do "repórter-cronista" captador híbrido dos registros da "realidade". (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORAÇÃO, Cláudio Rodrigues. Repórter-cronista: jornalismo e literatura na interface de João Antônio com Lima Barreto. 2009. 191 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.