Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais e funcionais das septinas 6, 8 e 10

Processo: 05/05149-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:João Alexandre Ribeiro Gonçalves Barbosa
Beneficiário:Tatiana de Arruda Campos Brasil de Souza
Instituição-sede: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Homo sapiens   Cristalografia de proteínas   Ciclo celular

Resumo

Para que a divisão celular ocorra é necessário que uma célula passe por algumas etapas que possibilitem esta divisão. Ao conjunto destes processos denomina-se ciclo celular. A regulação espacial e temporal destes processos é fundamental para a preservação celular e do material genético. Falha neste processo pode levar à morte celular ou a alterações genéticas causando divisão desregulada e crescimento de tumores.Dentre diversas proteínas envolvidas no ciclo celular, encontram-se as septinas. Até o momento, foram encontrados 13 diferentes genes para septinas em humanos. Além do papel no ciclo celular, também estão envolvidas em exo e endocitose, apoptose e relacionadas a algumas patologias como parkinsonismo e leucemias.Neste trabalho foram selecionadas três septinas para estudos estruturais e funcionais: septina 6, septina 8 e septina 10. Os cDNA destas septinas, a seqüência nucleotídica referente ao domínio GTPase das septinas e ao domínio GTPase+C-terminal foram amplificados em nosso laboratório e estão sendo clonados para expressão em sistema procarioto ou eucarioto. As proteínas deverão ser purificadas por métodos cromatográficos para a realização dos ensaios de cristalização. A partir dos dados coletados nos experimentos de difração de raios X será possível a resolução e o estudo da estrutura cristalográfica. Os objetivos funcionais incluem testes de atividade GTPásica, ensaios de duplo híbrido e co-expressão de septinas em Escherichia coli. Uma vez que os mecanismos de oligomerização das septinas não estão definidos e nem a especificidade destas interações, os resultados estruturais e funcionais esclarecerão estas questões.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, T. A. C. B.; BARBOSA, J. A. R. G. Cloning, Overexpression, Purification and Preliminary Characterization of Human Septin 8. The Protein Journal, v. 29, n. 5, p. 328-335, JUL 2010. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Tatiana de Arruda Campos Brasil de. Estudos funcionais e estruturais das septinas humanas 6, 8 e 10. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.