Busca avançada
Ano de início
Entree

De nucleo rural para nucleo urbano: o processo de transformacao do nucleo campos salles na cidade de cosmopolis.

Processo: 06/59152-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Edgar Salvadori de Decca
Beneficiário:Kelly Baldini
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Imigração   Ferrovias   Café

Resumo

No ano de 1897 foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo o Núcleo Colonial Campos Salles. Até 1918 este núcleo era administrado, financiado e dirigido pelo próprio governo. Nesse ano, o antigo núcleo rural já apresentava características e estruturas consideradas suficientes, pelo governo estadual, para que se tornasse um núcleo urbano e se emancipasse, tornando-se mais tarde uma cidade. Assim surge a cidade de Cosmópolis no interior do Estado de São Paulo. Mediante leitura e análise da documentação produzida pela Secretaria Estadual da Agricultura sobre o Núcleo - localizada atualmente no Arquivo do Estado (AESP) e no Instituto Agronômico de Campinas (I.A.C) - esta pesquisa pretende buscar uma construção do processo histórico da transformação do Núcleo Colonial a cidade. A pesquisa pretende compreender e analisar no projeto político do governo estadual de criação do Núcleo, as questões que envolveram temas sobre: imigração de famílias alemãs, o uso da mão.- de - obra livre e européia nas lavouras de café, a miscigenação de famílias brasileiras com as européias, o estabelecimento dessas no núcleo rural, os aspectos de criação do Núcleo, de suas estruturas, de seu funcionamento administrado pelo governo estadual e de seu processo de emancipação e de passagem de núcleo rural para núcleo urbano. Esses elementos, juntos, contribuirão para a origem de mais uma cidade no interior do Estado de São Paulo, no início do século XX e para o aumento do processo de urbanização desse Estado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BALDINI, Kelly. Nucleo Colonial Campos Salles/Campinas : um estudo de caso sobre a dinamica das relações bairro cultural-cidades. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.