Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução do dimorfismo alélico na proteína de superfície de merozoítos MSP-6 de Plasmodium falciparum

Processo: 06/58029-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Marcelo Urbano Ferreira
Beneficiário:Rogério Lauria da Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Plasmodium falciparum   Malária   Merozoítos   Análise de sequência de DNA   Desequilíbrio alélico   Proteínas da membrana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dimorfismo Alelico[ | Evolucao | Malaria | Plasmodium Falciparum

Resumo

A malária é uma doença causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, que ocorre principalmente em regiões tropicais e subtropicais. A cada ano, ocorrem cerca de 300 milhões de infecções, com um número estimado de 2 a 3 milhões de mortes resultantes. No Brasil, os estados mais afetados são os que compõem a Amazônia legal. Quatro espécies de parasita estão relacionadas com a doença em humanos: Plasmodium falciparum (causadora da forma mais letal da doença), P. vivax, P. ovale e P. malariae. Dentre os alvos estudados para a criação de uma vacina, destacam-se as proteínas de membrana do merozoíto (Msp-1 a Msp-7). Dentre as táticas utilizadas pelo parasita para escapar do sistema imune do hospedeiro, pode-se destacar a variação antigênica dos antígenos de superfície, e o dimorfismo alélico (padrão específico de polimorfismo alélico no qual todos os alelos observados se encontram claramente divididos em duas classes alélicas). O objetivo desse projeto é caracterizar os alelos de Msp-6 presentes em 20 isolados de P. falciparum colhidos em diferentes regiões da Amazônia Brasileira, e verificar se as duas formas alélicas estão presentes. Isto será feito por meio de amplificação do gene através de reações de PCR, e seqüenciamento do material obtido. As seqüências de Msp-6 de P. falciparum serão comparadas com a seqüência do gene ortólogo em P. reichenowi, parasita de chimpanzés. Finalmente, será verificado se existe associação entre formas alélicas de dois antígenos dimórficos. Msp-6 e Msp-1. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Rogério Lauria da. Dimorfismo alélico na proteína de superfície MSP-6 de merozoítos de Plasmodium falciparum.. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.