Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações de fármacos anti-malária com modelos de membrana

Processo: 06/58479-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Antonio José da Costa Filho
Beneficiário:Luís Guilherme Mansor Basso
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09859-2 - Ressonância paramagnética eletrônica em estudos estruturais de proteínas, peptídeos, biomembranas, polímeros, moléculas modelo e seus complexos com metais de transição, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Marcadores de spin

Resumo

A técnica de Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE) aliada ao uso de marcadores de spin é uma das ferramentas mais utilizadas para o estudo da estrutura dinâmica de membranas de interesse biológico. Mudanças na organização dos lipídeos induzidas por diversos fatores, como temperatura e/ou a ligação à membrana de peptídeos ou proteínas, também podem ser convenientemente monitoradas através da RPE. Além disso, análises mais quantitativas da estrutura lipídica e de suas alterações podem ser alcançadas quando se soma à metodologia acima simulações espectrais baseadas na teoria estocástica de Liouville e modelos para a dinâmica dos spins desenvolvidos por Freed e colaboradores. Estas simulações contribuem de maneira significativa para a caracterização de diferentes fases lipídicas e de interações peptídeos/lipídeos. No presente projeto, é proposta à utilização conjunta desses métodos para o estudo da interação dos peptídeos opióides Leucina-Encefalinamida, Metionina-Encefalinamida e Casomorfina com modelos de membranas lipídicas. Com o uso de sondas derivadas de fosfolipídios marcados na cabeça polar ou ao longo de sua cadeia carbônica podemos monitorar alterações na estrutura dinâmica quando da presença dos referidos peptídeos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASSO, LUIS G. M.; RODRIGUES, RENATA Z.; NAAL, ROSE M. Z. G.; COSTA-FILHO, ANTONIO J. Effects of the antimalarial drug primaquine on the dynamic structure of lipid model membranes. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-BIOMEMBRANES, v. 1808, n. 1, p. 55-64, JAN 2011. Citações Web of Science: 24.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASSO, Luís Guilherme Mansor. Interações de fármacos anti-malária com modelos de membrana. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.