Busca avançada
Ano de início
Entree

Monteiro Lobato e suas seis personagens em busca da nação

Processo: 06/59136-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Célia Aparecida Ferreira Tolentino
Beneficiário:Elisângela da Silva Santos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Pensamento social   Literatura brasileira   Literatura infantojuvenil

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar sociologicamente qual seria o "projeto" de nação - compreende-se nação como um projeto político social - na obra destinada ao publico infantil de Monteiro Lobato (1882-1948), conhecida também como uma literatura pedagógica. Neste sentido, acreditamos na possibilidade do autor ser visto como integrante da galeria dos nossos pensadores sociais, pois nossa hipótese é que em seu gênero literário infantil, ressoa uma visão de país, um diagnóstico e um projeto de futuro para o Brasil no momento em que se dedica a escrever livros para as crianças. Desta forma, colocaremos na ordem do dia a necessidade de problematizar como sua literatura de gênero infantil pode ser um elemento de compreensão da realidade social na qual foi composta (anos 20 e 30 do século passado). Assim, pretendemos ver em Lobato uma crítica da sociedade em que vivia, pois é um escritor que além de estar preocupado com as questões estéticas e lingüísticas do seu tempo, sempre esteve atento também em formular críticas à nossa "parasitia intelectual", aos intelectuais e a elite que segundo ele, assistia de braços cruzados aos diversos problemas de ordem social política e econômica, sem propor alternativas de mudanças. Portanto, buscaremos analisar o contexto do nosso pensamento social brasileiro dos anos 20 e 30 e como ele se "reflete" no texto infantil criado por Lobato. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Elisângela da Silva. Monteiro Lobato e suas seis personagens em busca da nação. 2008. 144 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.