Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de hidrogéis nanoestruturados e microestruturados

Processo: 06/01458-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Luiz Henrique Catalani
Beneficiário:Vânia Aparecida Blasques Bueno Silva
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrogéis   Nanopartículas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fenton | Fotolitografia | Hidrogel | Microgel | Nanogel | Polivinilpirrolidona | Polímeros

Resumo

Nanopartículas de hidrogéis (diâmetro da ordem de nanômetros) aliam as vantagens de biocompatibilidade com o tamanho reduzido. Isso permite que nanogéis possam ser usados como dispositivos de liberação de fármacos, podendo se infiltrar nos tecidos, liberando substâncias de interesse. Os objetivos deste projeto consistem em desenvolver metodologias para produzir hidrogéis nanoestruturados e microestruturados a partir de derivados de vinilpirrolidona. Partículas nanométricas podem ser obtidas utilizando vários tipos de matrizes. Neste projeto, abordaremos a utilização de métodos mecânicos (dispersões água/óleo ou spray drying na obtenção de material microparticulado) e químicos (uso de vesículas e micelas como sistema formatador) para a obtenção de micro e nanopartículas de polímero. A reticulação do polímero será realizada através das reações fotoquímicas e redox. As micro e nanopartículas serão caracterizadas através da distribuição de tamanho (microscopia, espalhamento de luz), intumescimento e estabilidade frente à secagem e re-hidratação. Paralelamente desenvolveremos hidrogéis de estrutura micrométrica e submicrométrica estampados em matrizes inertes através da fotoreticulação de filmes de PVP utilizando técnica de fotolitografia, definindo as condições de contorno e limites de resolução de impressão. As aplicações de sistemas miniaturizados vão desde síntese até separações para análise. Aliando essa versatilidade às propriedades oferecidas pelos hidrogéis (como estrutura tridimensional e ambiente aquoso, apropriado para a utilização de sistemas biológicos nas análises) deve-se ampliar o campo de pesquisa e aplicações destes novos materiais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Vânia Aparecida Blasques Bueno. Produção de hidrogéis micro e nanoestruturados. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.