Bolsa 06/03034-0 - Tensoativos, Química verde - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Agregação em meios não-convencionais: novos tensoativos para fluidos supercríticos

Processo: 06/03034-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Reinaldo Camino Bazito
Beneficiário:Fernando Luiz Cássio Silva
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tensoativos   Química verde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carboidratos | Fluidos Supercriticos | Quimica Verde | Tensoativos | Tensoativos/Colóides

Resumo

O desenvolvimento de alternativas aos solventes orgânicos tradicionais é uma das áreas de pesquisa da chamada Química Verde. Dentre essas alternativas, o dióxido de carbono no estado supercrítico (CO2-sc) é uma das mais promissoras, pois ele é barato, abundante, atóxico, inodoro, não inflamável, sendo reciclável e facilmente removível do produto final, além de apresentar um ponto crítico acessível (Pc=73,8 bar e Tc=31,1ºC). Sua capacidade de solubilização, entretanto, é limitada e praticamente restrita apenas a compostos apolares. A agregação de tensoativos em fluidos supercríticos é uma área de pesquisa recente no mundo e inédita no Brasil. Visando aprimorar a situação da Química Verde no país e explorar essa área promissora de pesquisa, pretende-se desenvolver novos tensoativos ambientalmente compatíveis para fluidos supercríticos e estudar suas propriedades nesses sistemas, em especial a formação de agregados, sua estrutura e dinâmica, e a reatividade de substâncias-modelo (ésteres do tipo benzoatos de fenila ou similares, contaminantes orgânicos do tipo bifenilas policloradas, etc). Para isso, serão utilizadas as técnicas já estabelecidas na área de química de coloides, tais como o uso de sondas solvatocrômicas ou de fluorescência, o espalhamento de luz ou de raios X, e outras, devidamente adaptadas às condições de alta pressão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Fernando Luiz Cássio. Novos tensoativos oxigenados para fluidos supercríticos. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.