Busca avançada
Ano de início
Entree

Estado de conservação da zona costeira de Sergipe, estuário do Rio São Francisco: uma análise ambiental dos manguezais no contexto da paisagem

Processo: 07/56784-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Yara Schaeffer Novelli
Beneficiário:Luciana Cavalcanti Maia Santos
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRO-PGRAD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Zona costeira   Conservação   Manguezais   Carcinicultura   Ecologia da paisagem

Resumo

A zona costeira do Estado de Sergipe, com uma diversidade de aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos, apresenta extensas áreas de manguezais associadas aos seis estuários que interrompem a costa. Apesar dessa riqueza, os manguezais do estado vem sendo alvo de vários impactos antrópicos, dentre os quais se destaca a atividade de carcinicultura. Visando avaliar o estado de conservação da zona costeira de Sergipe, o presente estudo tem como objetivo realizar uma análise ambiental dos manguezais do sistema estuarino do Rio São Francisco, litoral norte do estado, considerando-se os níveis hierárquicos Setting (paisagem), Stand (unidade de paisagem) e Site (parcela ou árvore), adaptado da proposta de Schaeffer-Novelli et al. (2000; 2005). Serão empregadas diferentes ferramentas em escalas espaço-temporais distintas na análise ambiental dos manguezais, de modo a ofertar informações que contribuam para conservação e gestão da zona costeira de Sergipe. Ademais, este estudo constitui-se em fonte de informações aplicáveis em outras regiões costeiras que apresentem impactos ambientais semelhantes aos da área de estudo, tal como a atividade de carcinicultura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAIA SANTOS, LUCIANA CAVALCANTI; MATOS, HUMBERTO REIS; SCHAEFFER-NOVELLI, YARA; CUNHA-LIGNON, MARI LIA; BITENCOURT, MARISA DANTAS; KOEDAM, NICO; DAHDOUH-GUEBAS, FARID. Anthropogenic activities on mangrove areas (Sao Francisco River Estuary, Brazil Northeast): A GIS-based analysis of CBERS and SPOT images to aid in local management. OCEAN & COASTAL MANAGEMENT, v. 89, p. 39-50, MAR 2014. Citações Web of Science: 26.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.