Busca avançada
Ano de início
Entree

Resolvendo a anafora conceitual: um olhar para alem da relacao antecedente/anaforico.

Processo: 06/59156-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Edson Françozo
Beneficiário:Mahayana Cristina Godoy
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Memória operacional

Resumo

A anáfora conceitual é um tipo de construção anafórica pronominal cuja resolução necessita, além das informações dadas no co-texto, de processos inferenciais. Dados de estudos anteriores sobre o processamento dessas anáforas nos levam a crer que co-existem diferentes estratégias para sua resolução, sugerindo, portanto, que o processamento lingüístico não seria modular. Essa hipótese ainda necessita de desenvolvimento, mas é privilegiada por modelos cognitivos como o conexionismo, que vem se mostrando uma perspectiva promissora para o estudo das anáforas. Além disso, conta com o suporte de teorias de processamento anafórico que explicam a produção e a resolução de formas anafóricas a partir de mecanismos cognitivos não relacionados estritamente à linguagem. As diferenças individuais em um desses mecanismos, a memória operacional, parece oferecer uma explicação plausível para a existência de estratégias distintas no processamento da anáfora conceituai. Com base nessas justificativas, o presente projeto se propõe a investigar como se dá a resolução desse tipo de construção anafórica e como atuam os mecanismos possivelmente envolvidos nesse processo. A pesquisa deve, então, seguir duas etapas de trabalho: a primeira consiste no estudo de trabalhos descritivos sobre a anáfora conceituai, com a finalidade de entendermos melhor os aspectos cognitivos envolvidos nesse fenômeno; a segunda, por fim, é a aplicação de experimentos psicolingüísticos que possam trazer evidências empíricas para as hipóteses levantadas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GODOY, Mahayana Cristina. Resolvendo a anafora conceitual : um olhar para alem da relação antecedente/anaforico. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.