Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial terapêutico da proteína p27kip1 na inibição da reestenose ocasionada por angioplastia com stent

Processo: 06/58509-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:José Eduardo Krieger
Beneficiário:Thais Girão da Silva
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Contenedores

Resumo

Uma das alternativas para o tratamento da aterosclerose é a angioplastia associada a implantação de stents metálicos. Entretanto, esse tipo de intervenção pode ocasionar reestenose. A utilização de stents revestidos com medicamentos tem sido uma alternativa contra esse problema e o uso da rapamicina é um bom exemplo do sucesso deste tipo de abordagem. O efeito da rapamicina na diminuição da proliferação celular é devido, pelo menos em parte, a elevação dos níveis da proteína p27Kip1, um inibidor intrínseco do ciclo celular, constitutivamente expresso na parede do vaso e que pode ser modulado em situações de injúria e reparo vascular. Desta forma, a p27Kip1 torna-se uma substância bastante interessante para ser aplicada juntamente com a implantação do stent visando diminuir o processo de reestenose. Em nosso laboratório já foram estabelecidas as metodologias de expressão e purificação de uma proteína' de fusão TAT-p27 que permite a proteína atravessar a membrana plasmática e penetrar no interior da célula. No presente trabalho será avaliado o potencial terapêutico desta proteína, quando ministrada de maneira única durante a colocação do stent, em prevenir a reestenose em injúria vascular provocada pela realização de angioplastia com stent. Os resultados deste estudo contribuirão para o melhor conhecimento dos eventos moleculares/celulares relacionados a este processo e abrir perspectivas para novas formas de intervenção terapêutica seja através da liberação local da TAT-p27, ou ainda, através do revestimento de stents. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIRAO-SILVA, THAIS; BASSANEZE, VINICIUS; GASTALHO CAMPOS, LUCIENE CRISTINA; BARAUNA, VALERIO GARRONE; OLIVEIRA DALLAN, LUIS ALBERTO; KRIEGER, JOSE EDUARDO; MIYAKAWA, AYUMI AUREA. Short-term mechanical stretch fails to differentiate human adipose-derived stem cells into cardiovascular cell phenotypes. BIOMEDICAL ENGINEERING ONLINE, v. 13, MAY 1 2014. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.