Busca avançada
Ano de início
Entree

Acao do lopap (lonomia obliqua prothrombin activator protease) sobre os vasos da microcirculacao.

Processo: 06/58643-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Sandra Helena Poliselli Farsky
Beneficiário:Kaline Waismam
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lonomia obliqua   Microcirculação   Angiogênese

Resumo

LOPAP (Lonomia oblíqua prothrombin activator protease) é uma toxina isolada das cerdas da lagarta Lonomia oblíqua que reconhecidamente participa da síndrome hemorrágica característica do acidente lonômico. Trabalhos recentes realizados em cultura de célula endotelial humana (HUVEC) têm demonstrado que a toxina é capaz de induzir liberação de óxido nítrico, secreção de prostaciclina e interleucina-8, expressão de moléculas de adesão além de inibir a apoptose . Visto a importância destes efeitos na reatividade vascular e nos processos de adesão celular na inflamação e na remodelação tecidual, o presente projeto visa elucidar os efeitos in vivo e ex-vivo da aplicação tópica da toxina sobre os vasos da microcirculação, onde a célula endotelial possui papel relevante nos eventos citados acima. Assim, serão realizados ensaios de microscopia intravital e de imunohistoquímica com os seguintes objetivos: 1) A atividade vasodilatadora em artérias da microcirculação do mesentério de ratos Wistar, machos in situ; 2) Determinação da interação leucócito- endotélio, pela quantificação do número de leucócitos "rolling" e aderidos ao endotélio em vênulas pós-capilares do mesentério de ratos Wistar; 3) Expressão de ICAM-1, VCAM-1, E-selectina e PECAM-1 na célula endotelial do músculo cremaster de ratos Wistar; 4) Formação de novos vasos (angiogênese) em camundongos Swiss, machos, no modelo da câmara dorsal por microscopia intravital. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WAISMAM, KALINE; CHUDZINSKI-TAVASSI, ANA MARISA; CARRIJO-CARVALHO, LINDA C.; FERNANDES PACHECO, MARIO T.; FARSKY, SANDRA H. P. Lopap: A non-inflammatory and cytoprotective molecule in neutrophils and endothelial cells. Toxicon, v. 53, n. 6, p. 652-659, MAY 2009. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.