Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do efeito bioestimulador direto e transdentinario do laser de baixa potencia sobre celulas odontoblastoides em cultura.

Processo: 06/58793-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Carlos Alberto de Souza Costa
Beneficiário:Camila Fávero de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura de células   Laser   Odontoblastos   Metabolismo celular

Resumo

O laser de baixa potência (terapêutico), tem sido recomendado para uma variedade de procedimentos clínicos, dentre eles o tratamento da hipersensibilidade dentinária. Pesquisas in vivo, onde dentes foram tratados com laser, demonstraram aumento na síntese de matriz de dentina e menor intensidade na reação inflamatória pulpar. Entretanto, o mecanismo que rege este processo permanece desconhecido. Assim, o objetivo desta pesquisa será investigar, in vitro, a ação do laser terapêutico sobre o metabolismo de células da linhagem odontoblástica MDPC-23, as quais são responsáveis pela síntese e secreção de matriz de dentina in vivo. Será analisada a expressão de fosfatase alcalina e de proteínas típicas da matriz de dentina. Para isto, células MDPC-23 serão cultivadas em placas de acrílico ou sobre a superfície pulpar de discos de dentina obtidos de dentes humanos, os quais serão montados em uma câmara pulpar especialmente desenvolvida para este tipo de experimento. Uma luz laser, com parâmetros específicos pré-determinados, será aplicada diretamente sobre as células (ação direta) ou sobre a superfície oclusal dos discos de dentina (ação transdentinária). Para avaliação do metabolismo celular e fosfatase alcalina das células, serão realizados os ensaios de MTT e de NBT-BCIP, respectivamente. As células tratadas direta ou indiretamente (interposição do disco de dentina), também serão submetidas ao ensaio de RT- PCR para avaliação da expressão dos genes que codificam para colágeno tipo I (Col-1) e fibronectina (FN). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Camila Fávero de. Efeito do laser de baixa intensidade sobre as células odontoblastóides. 2008. 95 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.