Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do limiar da dor na vigília e no sono utilizando potencial evocado por laser

Processo: 06/03444-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Sergio Tufik
Beneficiário:Eduardo Azevedo Pacheco
Instituição-sede: Departamento de Psicobiologia. Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dor   Potencial evocado   Psicobiologia   Sono

Resumo

Este trabalho se propõe a investigar o limiar nociceptivo em humanos durante a vigília e os estágios do sono, utilizando a técnica do potencial evocado por laser. Durante exame de polissonografia, 20 voluntários adultos hígidos serão estimulados no dorso da mão com pulsos breves de laser, aplicados por um dispositivo automático que varia a intensidade e local de incidência dos pulsos, seguindo um protocolo pré-programado. O uso de rotinas de processamento de sinais biomédicos permitirá calcular o potencial evocado e estimar o limiar nociceptivo durante os estágios do sono. Do mesmo modo, será investigado o efeito da estimulação nociceptiva nos parâmetros polissonográficos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZEVEDO, EDUARDO; MANZANO, GILBERTO M.; SILVA, ANDRESSA; MARTINS, RAQUEL; ANDERSEN, MONICA L.; TUFIK, SERGIO. The effects of total and REM sleep deprivation on laser-evoked potential threshold and pain perception. Pain, v. 152, n. 9, p. 2052-2058, SEP 2011. Citações Web of Science: 34.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.