Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do estado de maturacao e tipo de cultivo na composicao de volateis do maracuja

Processo: 06/58967-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 17 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Magali Conceição Monteiro da Silva
Beneficiário:Mariana Serrão Macoris
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentos orgânicos   Maracujá   Frutas   Compostos voláteis

Resumo

O maracujá é uma fruta tropical de aroma e sabor muito apreciados pelos brasileiros. O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá, com destaque para os estados da Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais. O maracujá pode ser produzido por cultivo convencional e orgânico, que tem produção bastante inferior, embora seus produtos venham ganhando importância no mercado nacional e sobretudo no exterior. O estado de São Paulo destaca-se pela maior produção de frutas orgânicas do país, com ênfase para a laranja, o maracujá, a acerola e o abacaxi. O tipo de cultivo, as condições edafoclimáticas, a variedade, o estádio de maturação, entre outros, exercem influências nas características dos frutos. O manejo pré e pós colheita é fator essencial para evitar perda da qualidade da fruta e sua desvalorização no mercado. Dependendo da colheita, poderá ocorrer desidratação, contaminação microbiológica e perdas de qualidade e econômicas, comprometendo suas características sensoriais, nutricionais e a composição de voláteis. A composição de voláteis é fortemente influenciada pela maturação do fruto e pelo tipo de colheita. Os objetivos deste projeto são avaliar a composição de voláteis do maracujá orgânico e convencional, em três estádios de maturação e determinar sua importância odorífera para o aroma característico da fruta. Os compostos voláteis serão identificados por cromatografia gasosa de alta resolução e espectrometria de massas e sua importância odorífera será avaliada por olfatometria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANZANTTI, NATALIA S.; MONTEIRO, MAGALI. Changes in the aroma of organic passion fruit (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.) during ripeness. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 59, n. 2, 1, p. 612-620, DEC 2014. Citações Web of Science: 10.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACORIS, Mariana Serrão. Influência do estádio de maturação e do cultivo na composição de voláteis do maracujá (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg). 2010. 209 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Farmaceuticas. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.