Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da transferência de forças nas ligações com pilares mistos preenchidos mediante ensaios tipo push-out

Processo: 06/59007-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Ana Lucia Homce de Cresce El Debs
Beneficiário:Cynthia Meilli Silva Araujo
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/53141-4 - Nucleação e incremento da pesquisa, inovação e difusão em concreto pré-moldado e estruturas mistas para a modernização da construção civil, AP.TEM
Assunto(s):Estruturas mistas   Ligações viga-pilar

Resumo

Um dos problemas para a maior utilização dos pilares mistos preenchidos aço-concreto reside na sua ligação com as vigas e lajes do pavimento onde vai estar inserido, particularmente no que se refere à introdução da carga dos pavimentos no pilar. Como se sabe, o comportamento do pilar misto depende fundamentalmente da forma de introdução da carga, que deve mobilizar ambos os materiais componentes da seção para que obtenha uma maior eficiência do elemento. Dentro dessa linha, este projeto de pesquisa propõe uma investigação teórica e experimental sobre o mecanismo de transferência de forças nas ligações envolvendo pilares mistos preenchidos aço-concreto, e vigas de aço e/ou concreto armado (moldadas in loco ou pré-moldadas), mediante ensaios em modelos tipo "push-out". Como elementos auxiliares na transferência das forças das vigas para os pilares, serão usados conectores de cisalhamento tipo stud-bolt e/ou cantoneiras. O comportamento dessas ligações será comparado ao de uma ligação de referência sem o uso de conectores, contando apenas com a aderência natural aço-concreto. Com esses resultados, espera-se poder esclarecer esse importante aspecto do comportamento dessas ligações e auxiliar na disseminação desse tipo específico de pilares. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Cynthia Meilli Silva. Estudo da transferência de forças de cisalhamento na ligação entre pilares mistos preenchidos e vigas. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.