Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação da fadiga muscular por meio de parâmetros eletromiográficos durante teste incremental de corrida

Processo: 06/58807-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Mauro Gonçalves
Beneficiário:Priscila de Brito Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga   Corridas   Biomecânica

Resumo

A quantificação simultânea das variáveis biomecânicas como medida alternativa para análise da fadiga muscular, durante a corrida, é extremamente importante. Este estudo objetiva analisar variáveis eletromiográficas (EMG), assim como identificar os limiares de fadiga eletromiográfico (EMGLF) dos músculos ileocostal, reto abdominal, reto femoral, vasto medial, vasto lateral, tibial anterior, bíceps femoral e gastrocnêmio lateral, bilateralmente durante as fases aérea e de contato e correlacioná-los com as variáveis cinemáticas de comprimento e freqüência de passada. Os dados serão obtidos durante teste incremental de corrida na esteira, iniciado a 8 km/h com incremento de 1 km/h a cada 3 minutos até a exaustão voluntária. Participarão 10 voluntários do sexo masculino, com idade entre 18 e 30 anos, sem histórico de doenças músculos-esqueléticos nos membros inferiores e na coluna, nos últimos seis meses e de antropometria semelhante. O protocolo incremental de corrida será realizado em uma esteira ergométrica, durante o qual a freqüência cardíaca (FC) será mensurada, o sinal eletromiográfico será captado pelo sistema de telemetria com 16 canais e analisado com o software Myoresearch (Noraxon), as imagens serão captadas por uma filmadora digital com freqüência de amostragem de 30 Hz e analisadas com o software ViconPEAK. O entendimento do comportamento dessas variáveis durante o processo de fadiga pode proporcionar a validação de um índice de fadiga eletromiográfico, cujas aplicações. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Priscila de Brito. Análise de parâmetros eletromiográficos e cinemáticos durante teste incremental de corrida. 2009. 176 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.