Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treino de FNP sobre variáveis biomecânicas em idosos caidores

Processo: 06/58808-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Mauro Gonçalves
Beneficiário:Marcelo Pinto Pereira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Eletromiografia   Prevenção   Marcha   Idosos   Cinesiologia

Resumo

As quedas em indivíduos idosos representam um dos mais comuns e sérios problemas nesta população. As causas relacionam-se a uma interação múltipla de fatores e situações, dentro das quais, 17% se devem a fraqueza muscular e aos distúrbios da marcha, por isso a avaliação do risco destas quedas deve ser realizado também de forma multifatorial. Dentro das ferramentas utilizadas em biomecânica para se avaliar a presença desse risco se encontra a cinemetria, dinamometria e eletromiografia (EMG). Particularmente com o uso da EMG os idosos podem ser analisados quanto ao processo chamado de co-ativação por meio do índice de co-ativação (IC) definido como a atividade simultânea de vários músculos que circundam uma articulação. Neste sentido o presente projeto tem por objetivos identificar indicadores cinemáticos (velocidade angular do joelho), cinéticos (Torque flexor e extensor isométrico do joelho), eletromiográficos (amplitude e freqüência do sinal e o IC) e metabólicos (capacidade aeróbia) em idosos caidores e correlacioná-los com a Escala de Equilíbrio de Berg a qual se apresenta validada Gomo indicadora do risco de quedas e por fim, analisar a eficácia de um treinamento de força e de flexiblidade por meio de técnicas de facilitação neuro-muscular proprioceptiva sobre os indicadores acima descritos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Marcelo Pinto. Efeito de um treinamento de FNP sobre variáveis biomecânicas em idosos caidores. 2008. 157 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.