Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da viscosidade de cimentos resinosos na resistencia de uniao, graude conversao e resistencia flexural biaxial.

Processo: 06/58813-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Marcelo Giannini
Beneficiário:Marina Di Francescantonio
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cimentos de resina   Resistência de união (odontologia)   Grau de conversão

Resumo

Estudos indicam que as propriedades mecânicas dos cimentos resinosos são influenciadas pelo tipo e composição da matriz resinosa, tipo e tamanho das partículas de carga, modo e grau de conversão dos monômeros em polímeros, e a viscosidade é uma propriedade que está intimamente ligada a esses fatores. Os objetivos deste estudo serão: avaliar a influência da viscosidade (alta e baixa) de cimentos resinosos duais (de dupla presa) na resistência de união dentina-compósito, no grau de conversão e na resistência flexural biaxial, utilizando dois modos de polimerização dos cimentos: fotoativação e ativação química. Substratos dentinários de terceiros molares humanos serão utilizados para o ensaio de microtração através da cimentação de uma peça profética do material restaurador indireto. Na análise do grau de conversão serão preparadas películas dos cimentos resinosos para leitura no FTIR. Os espécimes para o ensaio de resistência flexural biaxial terão o formato de disco (6 mm de diâmetro e 0,5 mm de espessura) e serão testados em dispositivo específico para o ensaio mecânico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARINA DI FRANCESCANTONIO; FREDERICK ALLEN RUEGGEBERG; CESAR AUGUSTO GALVÃO ARRAIS; GLAUCIA MARIA BOVI AMBROSANO; MARCELO GIANNINI. The effect of viscosity and activation mode on biaxial flexure strength and modulus of dual resin cements. Rev. odonto ciênc. (Online), v. 27, n. 2, p. 147-151, 2012.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCESCANTONIO, Marina Di. Efeito da viscosidade e modo de ativação na resistencia de união a dentina, grau de conversão e resistencia flexural biaxial de cimentos resinosos duais. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.