Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do gênero, estresse psicológico e uso de benzodiazepínicos sobre as concentrações plasmáticas de homocisteína

Processo: 05/03552-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Sabine Pompéia
Beneficiário:Bruno Henrique Do Carmo Grego
Instituição-sede: Departamento de Psicobiologia. Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Homocisteína   Estresse psicológico

Resumo

Estudos epidemiológicos mostram que o estresse tem grande influência na saúde humana. Estresse psicológico agudo induzido por testes cognitivos em mulheres resulta em rápidas e significantes elevações nos níveis plasmáticos de homocisteína (Hcy), de batimentos cardíacos e pressão arterial. Efeitos desse tipo de estresse em homens não são conhecidos, bem como se estas respostas podem ser alteradas pelo uso de drogas ansiolíticas, que atuam diminuindo o estresse psicológico e comportamental. O projeto propõe investigar, em um grupo de sujeitos jovens saudáveis, variações nos níveis de Hcy e de vitaminas associadas ao seu metabolismo, nos dois gêneros, após uma bateria de testes psicológicos, e se a administração de doses agudas de benzodiazepínicos (um hipnótico e outro tranqüilizante) podem mudar o padrão das respostas. Realizaremos um estudo duplo-cego randomizado, placebo-controlado, com 24 voluntários jovens e sadios (12 homens). Todas as mulheres terão seus níveis hormonais estabilizados pelo uso de adesivos contraceptivos. Os sujeitos receberão um dos tratamentos em ordem randômica, com intervalo de no mínimo 4 dias: placebo, o tranqüilizante lorazepan (2 mg v.o.) ou o hipnótico flunitrazepan (1,2 mg v.o.). Os tratamentos serão realizados de forma a permitir que todos os voluntários sejam testados no momento de pico plasmático de ambas as drogas. Amostras de sangue serão obtidas um dia antes do início dos testes e no fim de cada sessão. Níveis de Hcy, folato, vitamina B6, cortisol e hormônios sexuais serão avaliados e os valores comparados entre gêneros e tratamentos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POMPEIA, SABINE; GREGO, BRUNO H. C.; PRADELLA-HALLINAN, MARCIA; HACHUL, HELENA; TUFIK, SERGIO; D'ALMEIDA, VANIA. Acute benzodiazepine administration induces changes in homocysteine metabolism in young healthy volunteers. PROGRESS IN NEURO-PSYCHOPHARMACOLOGY & BIOLOGICAL PSYCHIATRY, v. 33, n. 6, p. 933-938, AUG 31 2009. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.