Busca avançada
Ano de início
Entree

Camadas antirrefletoras de carbono amorfo e carbeto de silício para células solares de silício cristalino

Processo: 06/57883-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas
Pesquisador responsável:Francisco das Chagas Marques
Beneficiário:Douglas Soares da Silva
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais nanoestruturados   Tocha de plasma

Resumo

Este projeto inédito e de caráter fortemente interdisciplinar, de mestrado no País, tem por objetivo o estudo da produção a plasma térmico do nanopó de Carbeto de Silício (SiC).O trabalho tem motivação industrial, pois fomos procurados por uma empresa que pretende comercializar esse material. No País existem alguns grupos que pesquisam e produzem, em quantidade muito pequena, e para fins acadêmicos, nanotubos e outros nanomateriais de carbono, porém, materiais mais comuns e de tecnologia já dominada no mundo, como os pós cerâmicos, não são produzidos, não somente nanométricos, mas também micrométricos, principalmente via plasma. Um outro fator que motiva este trabalho é o de possuirmos no laboratório um reator químico a três tochas, juntamente com seus periféricos (scrubber, filtro, trocador de calor, tochas e fontes de potência). Participamos também de um trabalho conjunto com pesquisadores da Bielo-Rússia, na produção de crometo de lantânio, utilizando o reator mencionado acima e que será utilizado neste trabalho e/ou servirá de base para modificações. Pretende-se estudar as reações químicas envolvidas, os precursores utilizados, as características do reator e a viabilidade do processo a plasma. O pó obtido deverá ser analisado em granulometria, pureza, fase, etc. Para análise deveremos utilizar a infra-estrutura da empresa interessada, bem como estabelecer colaboração com o Grupo de Materiais Cerâmicos de São Carlos e pesquisadores da Rússia e Bielo-Rússia. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Douglas Soares da. Camadas antirrefletoras de carbono amorfo e carbeto de silício para células solares de silício cristalino. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Fisica Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.