Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise integrada de dendrocronologia, anatomia e isótopos estáveis de carbono em duas espécies de jatobá (Hymenaea, Leguminosae) para identificação de possíveis efeitos da elevação do CO2 atmosférico e mudança climática

Processo: 06/58698-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Gregório Cardoso Tápias Ceccantini
Beneficiário:Giuliano Maselli Locosselli
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia vegetal   Dendrocronologia   Isótopos estáveis   Isótopos de carbono   Atmosfera enriquecida em CO2   Mudança climática

Resumo

As mudanças climáticas e as elevações das concentrações de CO2 atmosféricas são fenômenos que tem preocupado os cientistas e a humanidade. Nas plantas, com o aumento da concentração atmosférica do CO2 é esperado, ao menos teoricamente, o efeito de fertilização. Um dos resultados esperados desse evento de fertilização é o aumento da taxa de crescimento que em algumas espécies pode ser traduzido como o aumento do incremento anual, produzindo anéis de crescimento mais largos. Entretanto a literatura mostra que, apesar de existirem estudos dendrocronológicos com muitos séculos de cronologias, ainda não existem evidências desse aumento das taxas de crescimento. Apesar dessas evidências não existirem em trabalhos tradicionais de dendrocronologia, os estudos dos isótopos estáveis do carbono (13C/12C) mostram uma tendência de redução da relação 13C/12C ao longo dos anos nos anéis de crescimento. Outra linha de pesquisa que está se desenvolvendo e produzindo resultados promissores em dendrocronologia é a que estuda a variação de características anatômicas do lenho ao longo dos anéis de crescimento, como indicador de na variação das condições ambientais. Para o presente estudo, serão analisados indivíduos de populações de jatobá: Hymenaea courbaril L. e Hymenaea stigonocarpa Mart. ex Hayne, com o intuito de procurar evidências, nas taxas de crescimento radial, nas concentrações de C e na anatomia do lenho, das mudanças climáticas e do aumento do CO2 atmosférico. Também serão analisadas as estruturas anatômicas das folhas de jatobá com o intuito prospectivo de fundamentar a compreensão de como ocorre o particionamento do 13C/12C na difusão do CO2 nas folhas da planta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOCOSSELLI, GIULIANO MASELLI; BUCKERIDGE, MARCOS SILVEIRA; MOREIRA, MARCELO ZACHARIAS; CECCANTINI, GREGORIO. A multi-proxy dendroecological analysis of two tropical species (Hymenaea spp., Leguminosae) growing in a vegetation mosaic. TREES-STRUCTURE AND FUNCTION, v. 27, n. 1, p. 25-36, FEB 2013. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.