Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle epidemiologico: analise e controle de epidemias em populacoes heterogeneas e metapopulacoes.

Processo: 06/58958-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Takashi Yoneyama
Beneficiário:Eduardo Bento Pereira
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Epidemiologia   Controle ótimo

Resumo

Doenças infecciosas afligem a sociedade humana desde tempos remotos. Nenhum outro exemplo sintetiza melhor o efeito desastroso de doenças infecciosas do que a peste negra que levou a morte de um quarto da população da Europa durante os anos de 1347 a 1350. Em tempos mais recentes, outras epidemias causaram milhões de mortes e atualmente a sociedade depare-se com doenças como a AIDS e a SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome). A modelagem matemática de doenças infecciosas tem contribuído significativamente na busca pelo combate e prevenção de epidemias. Porém, mesmo com os diversos esforços, realizados nas últimas décadas existem ainda diversas questões a serem respondidas. Dentre elas a compreensão dos efeitos da heterogeneidade e da migração entre populações na persistência da epidemia. Neste projeto, pretende-se investigar estes efeitos em uma modelagem baseada em indivíduos para metapopulações. Com isto, espera-se contribuir no desenvolvimento de estratégias de controle mais eficientes para populações formadas por indivíduos e regiões com diferentes características. Este tipo de análise torna-se mais significativa para doenças como dengue, leishmaniose, malária e outras nas quais as condições do indivíduo e sua localização espacial são fatores importantes na propagação da epidemia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Eduardo Bento. Modelos baseados em indivíduos para controle de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações. 2008. 140 f. Dissertação de Mestrado - Brasil. Ministério da Defesa. Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.