Busca avançada
Ano de início
Entree

Quão conservativas são a ecologia e a forma do corpo em serpentes neotropicais? um estudo de caso com uma linhagem monofilética de serpentes

Processo: 07/56921-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marcio Roberto Costa Martins
Beneficiário:Laura Rodrigues Vieira de Alencar
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Evolução animal   Morfologia animal   Serpentes

Resumo

As serpentes constituem uma linhagem bastante variada em termos de especializações quanto à ecologia e morfologia. As espécies da tribo Pseudoboini apresentam grande diversidade em relação a essas duas características, o que faz desse grupo um objeto de estudo interessante para abordagens evolutivas. Estudos comparativos, utilizando filogenias disponíveis para as linhagens de interesse, permitem a reconstrução dos estados dos caracteres nos ancestrais das espécies atuais e a identificação de possíveis relações causais entre caracteres. Para a grande maioria de linhagens de serpentes, estudos deste tipo ainda são escassos. O presente projeto tem como objetivo explorar as mudanças em ecologia e morfologia sofridas pelas serpentes da tribo Pseudoboini durante sua história evolutiva, e os fatores responsáveis por estas mudanças. A obtenção de informações a respeito da ecologia e morfologia se dará através de revisão da literatura e exame de espécimes e registros em coleções científicas. As reconstruções dos estados dos caracteres nos ancestrais serão realizadas através de parcimônia linear utilizando o programa Mesquite 1.05; pelo menos quatro espécies do grupo irmão dos Pseudoboini serão utilizadas na análise, como grupo externo. Através deste mesmo programa, serão utilizados contrastes independentes de filogenia para testar possíveis relações causais entre caracteres. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAIARSA, MARILIA P.; ALENCAR, LAURA R. V.; VALDUJO, PAULA H.; TAMBOSI, LEANDRO R.; MARTINS, MARCIO. Setting conservation priorities within monophyletic groups: An integrative approach. JOURNAL FOR NATURE CONSERVATION, v. 24, p. 49-55, APR 2015. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALENCAR, Laura Rodrigues Vieira de. Ecomorfologia em serpentes neotropicais: um estudo de caso com a tribo Pseudoboini. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.