Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da toxicidade e mutagenicidade de solo de landfarming, proveniente de refinaria de petroleo, antes e depois de processos que visam estimular a biodegradacao de hidrocarbonetos.

Processo: 06/52383-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Carmem Silvia Fontanetti Christofoletti
Beneficiário:Tatiana da Silva Souza
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade   Biorremediação   Petróleo   Testes de mutagenicidade

Resumo

A biorremediação de solos, quando comparada com processos químicos e físicos, é uma alternativa ecologicamente mais segura e eficiente para reduzir a poluição por contaminantes orgânicos. Esta tecnologia é baseada na utilização de microrganismos para transformar os poluentes em substâncias com pouca ou nenhuma toxicidade. A indústria petroquímica, preocupada com o resíduo sólido gerado durante o processo de refino, utiliza-se do sistema de biorremediação denominado landfarming, visando reduzir ou eliminar hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) de seu resíduo. Entretanto, como alguns HPAs são recalcitrantes, processos que estimulam a biodegradação dos mesmos também podem ser desenvolvidos. De modo geral, biologicamente, a eficácia dos processos de biorremediação é avaliada por meio de testes de toxicidade. Contudo, tendo-se em vista que a finalidade mais importante da remediação de solos é destruir contaminantes de ação crônica, principalmente mutágenos e carcinógenos, é objetivo do presente trabalho investigar a eficiência da biorremediação do solo de landfarming (proveniente de uma refinaria de petróleo) e de processos que visam estimular a biodegradação de hidrocarbonetos, por meio de testes de toxicidade e também de mutagenicidade utilizando os sistemas-teste Rinochricus padbergi (Diplopoda) e Allium cepa (cebola). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, TATIANA DA SILVA; CHRISTOFOLETTI, CINTYA APARECIDA; BOZZATTO, VLAMIR; FONTANETTI, CARMEM SILVIA. The use of diplopods in soil ecotoxicology - A review. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 103, p. 68-73, MAY 2014. Citações Web of Science: 13.
SOUZA, TATIANA DA SILVA; HENCKLEIN, FABIANA APARECIDA; DE ANGELIS, DEJANIRA DE FRANCESCHI; FONTANETTI, CARMEM SILVIA. Clastogenicity of landfarming soil treated with sugar cane vinasse. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT, v. 185, n. 2, p. 1627-1636, FEB 2013. Citações Web of Science: 14.
SOUZA, TATIANA DA SILVA; DE ANGELIS, DEJANIRA DE FRANCESCHI; FONTANETTI, CARMEM SILVIA. Histological and Histochemical Analysis of the Fat Body of Rhinocricus padbergi (Diplopoda) Exposed to Contaminated Industrial Soil. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 221, n. 1-4, p. 235-244, OCT 2011. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Tatiana da Silva. Análise da toxicidade e da mutagenicidade de um solo de landfarming, proveniente de um refinaria de petróleo, antes e depois de processos que visam estimular a biodegradação de hidrocarbonetos. 2010. 237 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.