Busca avançada
Ano de início
Entree

Polimorfismo no gene HLA-B em anmerindios: um estudo sobre os efeitos da história demográfica e da seleção natural

Processo: 06/52757-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética
Pesquisador responsável:Diogo Meyer
Beneficiário:Rodrigo dos Santos Francisco
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/01583-8 - Seleção natural e variação genética em humanos: estudos em genes HLA e população ameríndias, AP.JP
Assunto(s):Genética populacional   Seleção natural   Evolução molecular

Resumo

O objetivo deste projeto é distinguir entre os efeitos da seleção natural e de fatores demográficos sobre a variação do gene HLA-B. Esse gene codifica para moléculas cuja função é apresentação de antígenos, e há diversas evidências de que ele esteve sob seleção natural. As populações indígenas das Américas apresentam uma história demográfica caracterizada por uma alta diferenciação inter-populacional, baixa diversidade intra-populacional e tamanhos efetivos populacionais baixos. Pretendemos examinar os efeitos conjuntos da história demográfica e do regime de seleção sobre o polimorfismo de HLA-B nessas populações. A distinção entre os efeitos demográficos e seletivos é um desafio para as análises, uma vez que ambos os fatores podem deixar sinais similares. Contudo, a história demográfica deixa sinais por todo o genoma, enquanto a seleção age em regiões específicas. Explorando esse fato, faremos uma análise comparativa entre o polimorfismo do gene HLA-B e o polimorfismo de 50 microsatélites, que estão supostamente evoluindo de modo neutro. Os dados de microsatélites serão usados para realizar inferências sobre a história demográfica das populações, permitindo a separação da contribuição relativa da demografia e da seleção sobre a diversificação desse gene nas Américas. Os estudos serão realizados em 60 indivíduos de 9 populações, dentre as quais 4 terão amostragens densas (mais do que 10 indivíduos). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGO DOS SANTOS FRANCISCO. Polimorfismo e evolução do gene HLA-B nas Américas. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.