Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogeografia dò gênero rhizoprionodonna costa brasileira, utilizando marcadores moleculares dò DNA mitocondrial

Processo: 06/58897-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Fausto Foresti
Beneficiário:Fernando Fernandes Mendonça
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Filogeografia   Características da população   Variação genética

Resumo

Embora os ambientes marinhos sejam costumeiramente considerados homogêneos e sem barreiras físicas, a plataforma continental brasileira é caracterizada por vastas áreas de baixa produtividade, intercaladas por um grande número de regiões estuarinas, ocorrência de áreas de ressurgência, presença de regiões coralinas e variações em suas correntes marítimas. Tais características permitem o estabelecimento de núcleos de alta produtividade biológica, abrigando populações locais extremamente diversas. Essas considerações são extremamente importantes, principalmente para o setor pesqueiro, sendo a identificação e manutenção de estoques diferenciados fundamentais pela sua relação direta com a produtividade total e uso sustentável dos recursos. Pertencente à família Carcharhinidae, os tubarões do gênero Rhizoprionodon ocorrem em toda a extensão da costa brasileira, participam fundamentalmente como predadores do sistema trófico costeiro e constituem-se num importante recurso econômico para a pesca, onde representam cerca de 50 a 60% dos tubarões capturados. Considerando as interações ecológicas dos tubarões do gênero Rhizoprionodon, a crescente exploração pela pesca, sua importância econômica e o desconhecimento das informações básicas requeridas em planos de manejo, o presente projeto pretende abordar questões relacionadas à dinâmica de suas populações na costa brasileira, utilizando marcadores moleculares do DNA mitocondrial. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDONÇA, Fernando Fernandes. Filogeografia do gênero Rhizoprionodon (Elasmobranchii, Carcharhinformes) no Atlântico Ocidental utilizando marcadores moleculares do DNA mitocondrial. 2010. 160 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.