Busca avançada
Ano de início
Entree

Localizacao e expressao de transportadores ionicos nas branquias de camaroes palemonideos em funcao da capacidade osmorregulatoria.

Processo: 06/59758-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:John Campbell McNamara
Beneficiário:Rogério Oliveira Faleiros
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Osmorregulação

Resumo

A capacidade de sobrevivência dos crustáceos é resultado da seleção de mecanismos reguladores do equilíbrio osmótico e iônico. Tal grupo desenvolveu muitos padrões de regulação osmótica e iônica, o que provavelmente resultou em uma grande diversidade de espécies e na sua ampla distribuição. São utilizados freqüentemente como modelos que visam compreender os mecanismos de osmorregulação que utilizam de importantes enzimas ionotransportadoras, como a N+/K+- ATPase e V-ATPase, para manter a homeostase dos fluídos intra- e extracelulares. As espécies de Palaemonídeos apresentam inúmeras estratégias adaptativas, tanto de ciclo de vida quanto fisiológicas, bioquímicas e morfológicas. Incluem espécies interessantes e convenientes a estudos que visam caracterizar taise estratégias. Objetiva-se comparar tanto o nível de expressão, por PCR em Tempo Real, das subunidades a e B dos transportadores iônicos Na+/K+-ATPase e V-ATPase, respectivamente, quanto o nível de atividade enzimática da N+/K+-ATPase nas brânquias dos camarões palemonídeos P. northropi (marinho), M. acanthurus (estuarino) e M, jelskii, em função da salinidade do meio externo. Localizar-se-á também, a V-ATPase nas brânquias do camarão de água doce M. amazonicum por imunocitoquímicas de fluorescência. Os dados gerados deverão auxiliar no esclarecimento dos mecanismos moleculares subjacentes à regulação iônica e devem contribuir para elucidar a filogenia molecular dessas enzimas ionotransportadoras nos palemonídeos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FALEIROS, ROGERIO OLIVEIRA; FURRIEL, ROSA P. M.; MCNAMARA, JOHN CAMPBELL. Transcriptional, translational and systemic alterations during the time course of osmoregulatory acclimation in two palaemonid shrimps from distinct osmotic niches. COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 212, p. 97-106, OCT 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.