Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de acasalamento do opilião Promitobates ornatus (Arachnida: Opiliones): sexo e violência em uma espécie sem cuidado parental

Processo: 07/56841-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Glauco Machado
Beneficiário:Camila Zatz de Oliveira Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento reprodutivo animal   Opiliona   Seleção sexual   Caracteres sexuais   Territorialidade

Resumo

A existência de dimorfismo sexual e a variação nos sistemas de acasalamento podem ocorrer devido a diferenças na dispersão de recursos, que irão exercer influência sobre a dispersão das fêmeas e, portanto, sobre a economia de defesa por parte dos machos. Machos de opiliões da subfamília Mitobatinae (Gonyleptidae) apresentam um evidente dimorfismo sexual no comprimento da perna IV, que são utilizadas em brigas entre machos. O objetivo principal deste trabalho é descrever a biologia reprodutiva do opilião Promitobates ornatus (Gonyleptidae: Mitobatinae), com enfoque nas lutas entre os machos e em suas estratégias de acasalamento. As principais questões a serem respondidas com este trabalho são: (a) qual é o recurso disputado pelos machos quando brigam e (b) quais são os atributos que determinam o sucesso dos machos nas brigas? O projeto será conduzido no Parque Estadual Intervales (SP), em um transecto de 200 m ao longo de um riacho de interior de mata. A realização deste projeto pode fornecer dados que permitam uma melhor compreensão sobre a biologia reprodutiva dos opiliões no que se refere: (1) ao significado do dimorfismo sexual no comprimento da perna IV dos machos, (2) à evolução das estratégias de acasalamento em espécies poligínicas sem cuidado parental, e (3) aos fatores que determinam o resultado das brigas em machos com armamentos especializados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZATZ, CAMILA; WERNECK, RACHEL M.; MACIAS-ORDONEZ, ROGELIO; MACHADO, GLAUCO. Alternative mating tactics in dimorphic males of the harvestman Longiperna concolor (Arachnida: Opiliones). BEHAVIORAL ECOLOGY AND SOCIOBIOLOGY, v. 65, n. 5, p. 995-1005, MAY 2011. Citações Web of Science: 30.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Camila Zatz de Oliveira. Seleção sexual e evolução do dimorfismo sexual em duas espécies de opiliões (Arachnida: Opiliones). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.