Busca avançada
Ano de início
Entree

O associativismo cómo estratégia dè reprodução econômica e social ná região dò Pontal do Paranapanema-SP

Processo: 06/58097-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2007
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Antonio Nivaldo Hespanhol
Beneficiário:Adriano Rodrigues de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Associativismo

Resumo

A região do Pontal do Paranapanema está localizada no extremo oeste paulista, e possui como características principais a elevada concentração fundiária, associada a problemas de titularidades das terras e a exploração da pecuária bovina extensiva. Tal estrutura atrelada ao desemprego decorrente da paralisação e/ou conclusão das obras das três usinas hidrelétricas implantadas na região (Rosana, Porto Primavera e Taquaruçu) provocou a intensificação dos conflitos fundiários a partir da atuação de diversos movimentos sociais de luta pela terra (a partir dos anos 1990, cabe destacar as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra - MST), em confronto com os interesses da elite fundiária regional (via de regra, organizados por meio da União Democrática Ruralista - UDR). As atividades agrícolas possuem baixa expressividade em virtude da reduzida especialização produtiva e do baixo grau de integração agroindustrial, sendo que a diversificação produtiva existente se restringe às pequenas propriedades rurais. Neste sentido, torna-se relevante a realização de estudos sobre as alternativas de dinamização do espaço rural regional, a partir do fortalecimento do associativismo, que vem sendo empreendido por pequenos produtores rurais convencionais e assentados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Adriano Rodrigues de. O associativismo na região do Pontal do Paranapanema-SP : limites e possibilidades para o desenvolvimento rural. 2010. 209 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.