Busca avançada
Ano de início
Entree

As operações de manutenção da paz das Nações Unidas no pós-Guerra Fria: o desafio dos conflitos intra-estatais

Processo: 06/59827-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Héctor Luis Saint-Pierre
Beneficiário:Juliana de Paula Bigatão Puig
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Organização das Nações Unidas (ONU)   Segurança internacional   Conflitos   Paz

Resumo

Com base no histórico das operações de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos fatores que levaram ao grande aumento destas missões no período pós-Guerra Fria, pretendemos analisar de que maneira essa organização reagiu frente à modificação da natureza dos conflitos internacionais, especificamente no caso dos conflitos armados intra-estatais desencadeadores de crises humanitárias. Tal mudança, que evidenciou o caráter multidimensional dos novos conflitos, trouxe uma série de conseqüências aos fundamentos tradicionais das operações de manutenção da paz - respeito à soberania estatal, imparcialidade da missão, consentimento das partes em conflito, uso da força somente em autodefesa - modificando de forma gradual as características dessas operações. A partir dessas constatações poderemos estudar o papel das missões de manutenção da paz no processo e nas estruturas da política internacional, discutindo os limites da ação da ONU frente aos princípios tradicionais do sistema westphaliano - soberania, independência e não-intervenção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PUIG, Juliana de Paula Bigatão. Manutenção da paz e resolução de conflitos : respostas das Nações Unidas aos conflitos armados intra-estatais na década de 1990. 2009. 161 f. Dissertação de Mestrado - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas. São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.