Busca avançada
Ano de início
Entree

Nidificação, dinâmica populacional e raio de ação de voo de abelhas sem ferrão (Apidae:Meliponini) em três fisionomias do cerrado da Estação Experimental e Ecológica de Itirapina, SP

Processo: 06/60188-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Astrid de Matos Peixoto Kleinert
Beneficiário:Fabiana Curtopassi Pioker
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Abelhas   Cerrado   Meliponini   Dinâmica de populações

Resumo

Vários fatores podem determinar a nidificação dos meliponíneos, como a disponibilidade de alimento ou de sítios de nidificação, competição, e a pressão antrópicas sobre o habitat, que pode ter um efeito deletério sobre as populações de abelhas. Um exemplo de habitat que vem sofrendo intensa pressão antrópicas é o cerrado. Dado que as abelhas são os polinizadores mais representativos desse habitat e que, dentre elas, os meliponíneos se destacam pela sua grande longevidade e baixa fecundidade, conhecer a dinâmica populacional de suas colônias e seu raio de voo podem gerar subsídios importantes para o delineamento de Unidades de Conservação no cerrado, visando à sua preservação. Assim, esse estudo comparará a comunidade de meliponíneos de três composições florística de cerrado quanto: à ocorrência, densidade e distribuição de ninhos, em relação à disponibilidade de sítios de nidificação; à dinâmica das populações, inclusive as possíveis diferenças entre as taxas de mortalidade e de renovação das colônias; e ao raio de ação de voo, em relação à disponibilidade de alimento. O estudo será conduzido na Estação Experimental e Ecológica de Itirapina. Serão delimitadas três áreas de cinco hectares, duas pertencentes à reserva (campo limpo e cerradão) e uma fora da reserva. Os ninhos serão mapeados e acompanhados em viagens mensais. O raio de voo será determinado por marcação e soltura das abelhas a distâncias determinadas do ninho. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTIAGO, LEANDRO RODRIGUES; PIOKER-HARA, FABIANA CURTOPASSI; FRANCISCO, FLAVIO DE OLIVEIRA; BRITO, RUTE MAGALHAES; PEREIRA GONCALVES, PAULO HENRIQUE; TRINDADE DOMINGUES-YAMADA, ALAYNE MAGALHAES; ARIAS, MARIA CRISTINA. Isolation and characterization of ten microsatellite loci in stingless bee Trigona spinipes (Apidae: Meliponini). ENTOMOLOGICAL SCIENCE, v. 18, n. 1, p. 138-140, JAN 2015. Citações Web of Science: 1.
PIOKER-HARA, F. C.; DRUMMOND, M. S.; KLEINERT, A. M. P. The Influence of the Loss of Brazilian Savanna Vegetation on the Occurrence of Stingless Bees Nests (Hymenoptera: Apidae: Meliponini). Sociobiology, v. 61, n. 4, p. 393-400, DEC 2014. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIOKER, Fabiana Curtopassi. Determinantes da densidade e distribuição de ninhos e diversidade de espécies de meliponíneos (Apidae, Meliponini) em áreas de cerrado de Itirapina, SP. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.