Busca avançada
Ano de início
Entree

Vias de sinalização na morfogênese ocular de Gallus Gallus

Processo: 06/53002-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Chao Yun Irene Yan
Beneficiário:Ricardo Moraes Borges
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/09047-2 - Desenvolvimento e degeneração da retina de vertebrados: aspectos celulares e moleculares, AP.TEM
Assunto(s):Proteínas rho de ligação ao GTP   Junções aderentes

Resumo

Durante o desenvolvimento inicial do olho o neuroepitélio ocular sofre intensas reorganizações teciduais para que o órgão adquira sua estrutura final. A coesão tecidual e a regulação da adesão celular são cruciais para a morfogênese ocular, uma vez que os tecidos envolvidos se movimentam como uma unidade contínua e não através de células individuais.. Nossos dados anteriores, obtidos durante projeto de Iniciação Cientifica, mostram a presença de componentes das junções aderentes mediadas por caderinas clássicas em diversos tecidos e etapas durante o desenvolvimento ocular, sugerindo a importância destas estruturas e sua modulação no desenvolvimento ocular inicial. Uma das formas de se regular as junções mediadas por caderinas clássicas é através das GTPases da família Rho. As GTPases Rac1 e Cdc42 modulam a presença do citoesqueleto de actina nas junções aderentes através da molécula IQGAP1, regulando, deste modo, a presença dos complexos adesivos na membrana celular, e conseqüentemente a própria adesão. O objetivo deste trabalho é analisar a importância das junções aderentes e a regulação destas por GTPases Rac1/Cdc42 e IQGAP1 durante o desenvolvimento ocular em embriões de galinha. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Ricardo Moraes. Constrição celular apical durante a invaginação do placóide do cristalino em galinhas.. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.