Busca avançada
Ano de início
Entree

Extração sequencial e especiação de metais em neossolo litolico contaminado com resíduo rico em BA, Cu, Ni, Pb e Zn

Processo: 06/59379-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Beneficiário:Roberta Corrêa Nogueirol
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Contaminação   Metais pesados   Resíduos tóxicos

Resumo

A poluição do solo por metais pesados, pela intensificação das atividades industriais, agrícolas e urbanização, é um problema crescente e responsável por sérios impactos ao ambiente. A área onde será desenvolvido o presente estudo está contaminada por metais oriundos dos resíduos dispostos no local. A contaminação causada por metais pesados em solos tratados com resíduos urbanos é avaliada, freqüentemente, pelos teores totais desses elementos no solo. No entanto, para avaliar seus efeitos nas plantas e na cadeia alimentar é necessário conhecimento das concentrações biodisponíveis. Por meio da extração seqüencial é possível determinar o conteúdo de elementos presentes nas frações e, com estudos de correlações, saber qual está mais correlacionada com as quantidades extraídas pelos extratores, bem como sua disponibilidade para as plantas. A especiação química refere-se à forma como uma molécula ou íon encontra-se na solução do solo. A biodisponibilidade e o potencial tóxico dos elementos no ambiente dependem de sua especiação na solução do solo. Os objetivos deste trabalho serão avaliar: a) os teores biodisponíveis de Ba, Cu, Pb, Ni e Zn por meio de dois extratores; b) a distribuição dos elementos nas frações por meio da extração seqüencial, em três condições: solo de mata (controle); solo contaminado e resíduo; c) a atividade dos metais na solução e d) especiação de cátions e ânions das soluções. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOGUEIROL, Roberta Corrêa. Extração seqüencial e especiação de metais pesados, e emissão de gases do efeito estufa em Neossolo Litólico contaminado com resíduo rico em Ba, Cu, Ni, Pb e Zn. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.