Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao dos teores de calcio, ferro, selenio e zinco no leite materno de maes de recem-nascidos prematuros e a termo e em formulas infantis por meio da analise por ativacao com neutrons.

Processo: 06/58518-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Vera Akiko Maihara
Beneficiário:Paola de Souza Santos
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/10156-6 - O reator nuclear IEA-R1 como fonte de nêutrons e sua utilização em pesquisa, desenvolvimento e formação de recursos humanos, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Colostro   Saúde da criança   Fórmulas infantis   Análise por ativação   Leite materno

Resumo

O estudo do leite materno é muito complexo visto que há mudanças na sua composição durante a amamentação. A concentração de muitos elementos traço muda à medida que a lactação progride, e as variações na composição ocorrem devido a muitos fatores, como o estado nutricional da mãe, a idade materna, a área residencial, a renda familiar, ao tempo de gestação, o peso do bebê, entre outros fatores. Como o leite materno é a principal fonte de nutrientes para os bebês durante os primeiros estágios de suas vidas, os níveis dietéticos dos elementos traços no leite materno são de fundamental importância. O objetivo desse trabalho é fazer um estudo sobre a composição elementar de leite materno (colostro) coletado nos primeiros dias de lactação de bebês prematuros (preterimos) e de idade gestacional normal (termos). Para a determinação dos elementos essenciais será utilizado o método de Análise por Ativação com Nêutrons. No Brasil existem poucos dados de análise de leite materno, coletado diretamente das mães, e o desenvolvimento desta pesquisa poderá contribuir para o conhecimento dos teores médios dos elementos traço no leite materno de mães de neonatos a termo e pré-termos de modo a ampliar a compreensão das funções biológicas desses nutrientes e auxiliar no planejamento preventivo das deficiências subclínicas. Ao final do estudo será avaliada a composição do colostro frente a algumas das principais fórmulas infantis disponíveis como substitutivos para recém-nascidos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Paola de Souza. Avaliacao dos teores de elementos essenciais no leite materno de maes de recem-nascidos prematuros e a termo e em formulas infantis por meio da analise por ativacao com neutrons. 2009. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.